-
Arquitetos: Shulin Architectural Design
- Área: 110 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Yilong Zhao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este banheiro público de tijolos vermelhos está localizado na antiga rua de Liuba, China, situado em uma topografia íngreme, cercado por escolas, prédios residenciais e pontos de ônibus, com um entorno complexo e muitos turistas. Em frente ao banheiro público, há um centro de serviços turísticos de Liuba, que se tornará um centro de distribuição turística no futuro.
Nós projetamos um banheiro duplo, para que todos possam usá-lo. No lado externo, projetamos um banheiro unissex, uma sala para cuidados de bebês e uma sala para pessoas com deficiência. Também há bancos na entrada para os moradores se sentarem.
A arquitetura tem uma relação estrutural muito clara: o piso e as paredes são feitos de tijolos vermelhos e o telhado de madeira com um sistema de treliça. As paredes de tijolos vermelhos são apresentadas com arcos semicirculares escavados que servem como entrada ou são preenchidos com tijolos de vidro para luz.
São utilizados três tipos de materiais translúcidos no volume: placas solares no telhado e vidro fosco e corrugado para preenchimento da fachada, portas e janelas. O telhado é feito com duas camadas de placas solares, escalonadas e sobrepostas para formar uma textura, com isso, a luz refratada torna-se muito suave. Através do uso de materiais translúcidos enriquecemos as camadas de luz e sombra.
Para uma arquitetura pequena como este banheiro público, insistimos nos princípios projetuais de visibilidade, clareza dos materiais e exposição de erros, criando um volume que não esconde nada com decoração. Não distinguimos o interior do exterior, mas usamos a linguagem do projeto para controlar os espaços, gerando uma espécie de "legibilidade". A estrutura aparente exige muito da equipe de construção, pois há pouca margem para mudanças.
Se algo der errado, eles precisam fazer tudo de novo, ou deixar como está. No projeto há defeitos no tijolo de vidro porque deveriam ser empilhados de maneira diferente para diferentes posições, e o tamanho das placas solares no telhado não está alinhado com a estrutura de madeira. Há erros e arrependimentos, mas a apresentação geral da edificação é bem-sucedida. Nós acreditamos que a tolerância a certas questões também pode ser uma lição necessária para os arquitetos.